Fast Dicas


12 FEV

O FANTÁSTICO MUNDO DAS GRAVURAS

Gravuras são imagens obtidas através da impressão de uma matriz artesanal. Existem várias modalidades com diferentes nomes dados de acordo com o material usado para a matriz, a ferramenta ou a técnica aplicada. Conheça alguns dos principais processos de produção de gravuras.

SERIGRAFIA OU SILKSCREEN

Processos de produção de gravuras - Serigrafia-

O processo de Serigrafia ou Silk Screen consiste em vazar a tinta – pela pressão de um rodo ou puxador – através da tela já preparada. A tela de fios de nylon é esticada em um quadro de madeira, alumínio ou aço e gravada pelo método da foto-sensibilidade, onde uma emulsão fotossensível é colocada sobre um fotolito e em seguida é colocado sobre uma mesa de luz artificial ou solar. Pode ser usado em impressões sobre papel, papelão, plástico, tecido, couro, madeira, metais, vidro, cerâmica e também sobre alimentos como decorações de bolos, bolachas e chocolates com tintas comestíveis. Existem inúmeras aplicações de serigrafia nos processos de produção de gravuras.

LITOGRAFIA

Processos de produção de gravuras - Litografia

A Litografia ou Litogravura é a impressão em papel a partir da pedra e produtos químicos. É dividida em quatro etapas: Limpeza da matriz, neste caso a pedra, que precisa ser limpa para que o desenho anterior não saia no novo desenho. A segunda etapa consiste em desenhar na pedra com fluídos ricos em gordura. A terceira etapa é a Entintagem, processo que limpa a pedra e reforça as áreas gordurosas, permitindo a visualização do desenho e evitando que vaze para as áreas brancas. A última etapa é a impressão, e só é iniciada quando todos os testes de cor, registro, pressão, qualidade de papel e densidade de tinta forem aprovados.

OUTROS PROCESSOS DE PRODUÇÃO DE GRAVURAS

OFFSET

Processos de produção de gravuras - Offset

O Offset é a forma mais utilizada de impressão gráfica pela capacidade de imprimir em alta qualidade, com resultado final superior.

A tinta Offset é de consistência gordurosa e seu processo de impressão é indireto, a imagem é transferida da matriz para um rolo de impressão e somente depois é passada ao papel. Por isso a matriz é legível mesmo antes da impressão, diferentemente dos processos diretos onde os textos são escritos invertidos, gerando a matriz espelhada.

GRAVURA EM METAL

Processos de produção de gravuras - Gravuras em Metal

A técnica da Gravura em Metal pode ser utilizada em placas de cobre, zinco ou latão. Processo de produção de gravura é feito com incisão direta ou pelo uso de banhos de ácido. Água-forte, água-tinta, ponta seca são as técnicas mais usuais. A matriz é entintada e utiliza-se uma prensa para transferir a imagem para o papel.

GICLÉE

Processos de produção de gravuras - Giclée

Giclée ou Fine-art são termos que nomeiam o mesmo processo. O novo jeito de imprimir requer tintas e máquinas de última geração, garantindo que a impressão alcance qualidade que vai além da tecnologia, e que dure por muito mais tempo. O sistema de microjato de tinta, a uma determinada pressão, é feita em impressora específica que faz com que jatos de aproximadamente 4 milhões de microscópicos pingos de tinta por segundo passem para o papel artístico ou para a tela. Podem ser usadas até 16 milhões de cores numa só arte.

TIPOGRAFIA E FLEXOGRAFIA

Um gênero antigo e ainda usado atualmente em menor escala para livros, jornais e embalagens é a Tipografia. A matriz (tela) é composta de pequenos tipos de carimbos reaproveitáveis como letras e símbolos, que são colocados em uma grade que os mantém na ordem desejada. Porém, essa técnica não permite a impressão de desenhos detalhados ou mais delicados. A Flexografia é outra vertente da tipografia, mas, como o próprio nome já diz, usa-se uma grade flexível, para poder imprimir em superfícies curvas e de diferentes texturas.

ROTOGRAFIA

Processos de produção de gravuras - Rotografia

A Rotografia é o processo oposto ao da Tipografia. Na Tipografia os caracteres e símbolos são em alto relevo para montar a matriz de impressão, na Rotografia usa-se baixo relevo para imprimir imagens complexas, coloridas ou não. Além disso, o processo de impressão também é diferente. A matriz é formada por um único rolo que contém pequenas cavidades das quais é colocada a tinta dentro. É mais usada para a impressão de imagens em embalagens.

XILOGRAFIA

Processos de produção de gravuras - Xilografia

É a técnica mais antiga e também a mais simples para produzir gravuras. A Xilografia consiste na realização do entalhe de um pedaço de madeira deixando em relevo a imagem que se deseja reproduzir. Aplica-se tinta na superfície e um papel é colocado em cima da mesma. Ao aplicar pressão, com uma prensa sobre essa folha a imagem é transferida para o papel.

Na FastFrame | Moldura na Hora você encontra séries limitadas de gravuras de artistas renomados, numeradas e assinadas pelos mesmos. Os trabalhos são impressos artesanalmente a partir de matrizes de madeira, pedra ou metal, que após a tiragem são descartadas, para que a série seja única.

Categorias:  

Decoração;

Fast Dicas;

Fine Art;

Gravuras;

Molduras;

Produtos e Serviços

Deixe seu comentário

Assine nossa newsletter

Receba em seu e-mail todas as nossas novidades, promoções, e muito mais!